Compartilhe:

Como funciona uma armadilha luminosa?

24/05/2023

Como funciona uma armadilha luminosa?

Uma armadilha luminosa, também conhecida como armadilha de luz ou armadilha de insetos, é um dispositivo utilizado para atrair e capturar insetos voadores, seja durante o dia ou a noite. O funcionamento básico de uma armadilha luminosa é simples: ela emite luz ultravioleta, que atrai os insetos para sua direção; quando eles chegam perto da armadilha, podem ser mortos instantaneamente (armadilha luminosa por choque) ou capturados antes de morrer (armadilha luminosa com placa de cola ou por sucção).

A luz ultravioleta emitida pela armadilha é especialmente atraente para os insetos, que possuem uma capacidade limitada de enxergar as cores. Para eles, a luz ultravioleta parece muito mais visível e brilhante do para os humanos e eles são prontamente atraídos.

As armadilhas luminosas são comumente utilizadas para controlar a população de pragas voadoras em locais como jardins, fazendas, áreas urbanas e ambientes fechados, como indústrias, restaurantes, açougues, armazéns e depósitos. Além disso, elas são uma alternativa mais segura e sustentável aos inseticidas químicos.

Confira, a seguir, o modo de funcionamento dos tipos de armadilha luminosa mais usados no mercado.

 

Armadilha luminosa com placa de cola

Uma armadilha luminosa com placa de cola tem normalmente uma estrutura em forma de caixa e fica pendurada na parede como uma arandela. Dentro dela, ficam posicionadas lâmpadas que emitem luz ultravioleta e placas de cola. O funcionamento básico é semelhante ao de outras armadilhas luminosas: após ser atraído, o inseto voador fica grudado numa placa adesiva e acaba morrendo.

As armadilhas luminosas com placa de cola são frequentemente utilizadas em ambientes internos, como residências, hospitais, hotéis, restaurantes e escolas. Elas são higiênicas e não produzem odores ou resíduos, o que as torna ideais para ambientes onde a limpeza é importante.

No entanto, há algumas desvantagens. As placas de cola precisam ser trocadas periodicamente, a cada 15 dias, para evitar o acúmulo de insetos e manter a eficácia das armadilhas. A substituição exige um procedimento de limpeza, pois a cola costuma sujar tanto as armadilhas como os dedos dos usuários. Além disso, são menos eficazes em ambientes com muitas partículas sólidas suspensas no ar.

 

Armadilha luminosa por choque

Uma armadilha luminosa por choque, também conhecida como armadilha elétrica ou mata-mosquitos, utiliza eletricidade para matar os insetos atraídos pela luz ultravioleta. Em outras palavras, possui uma grade eletrificada que eletrocuta os insetos, matando-os instantaneamente.

A grade eletrificada normalmente é construída com fios de metal finos, espaçados o suficiente para permitir a passagem da luz, mas próximos o suficiente para que os insetos possam tocá-los.

As armadilhas luminosas por choque são frequentemente utilizadas em ambientes externos, como jardins, quintais, parques e campos de futebol.

As desvantagens são inúmeras. A descarga elétrica produzida pela armadilha pode ser prejudicial a animais de estimação e seres humanos, especialmente se houver contato direto com a grade eletrificada. Além disso, ela produz barulho de insetos fritando ou estourando e maus odores. A limpeza da grade também costuma ser bem difícil.

 

Armadilha luminosa por sucção

Uma armadilha luminosa por sucção como as nossas armadilhas CAPTOR®, utiliza uma ventoinha para capturar os insetos atraídos pela luz ultravioleta, ou seja, ela utiliza uma corrente de ar forte o suficiente para sugá-los para dentro de um recipiente, de onde não conseguem sair e acabam morrendo.

Dentre as tecnologias disponíveis, é a que apresenta mais vantagens. É mais econômica e dá menos trabalho porque não precisa de consumíveis, como placas de cola, que precisam ser trocadas periodicamente. Sua grande gaveta permite coletar muito mais insetos. Pode ser posicionada próximo a crianças e pets, pois a hélice é inofensiva ao toque. A sucção é capaz de capturar até os insetos mais fortes. A lâmpada fica totalmente exposta, ampliando a área de cobertura. É totalmente vedada (Modelo UV), o que a torna tão higiênica que pode ser usada até próximo a alimentos. Pode ser posicionada no chão, sobre balcões ou pendurada na parede. Pode ainda, ser posicionada em áreas externas e próximo a piscinas (modelo MOONLED, que conta com grau de proteção IP34, que a torna resistente a jatos acidentais de água). São silenciosas e não produzem odores desagradáveis. A única manutenção necessária é o esvaziamento da gaveta sempre que estiver cheia.

São perfeitas para uso em restaurantes, bares, açougues, supermercados, indústrias alimentícias para humanos e pets, estufas, hotéis, resorts e criadouros de animais, dentre outros.

 

Image by KamranAydinov on Freepik

Voltar