Compartilhe:

Como funciona a lâmpada UV nas armadilhas luminosas para insetos voadores e curiosidades

16/11/2018

Como funciona a lâmpada UV nas armadilhas luminosas para insetos voadores e curiosidades

Cada ser vivo na Terra possui diferentes capacidades e sensibilidades para enxergar a luz. Cada cor que nós, seres humanos, enxergamos é um raio de luz com uma frequência de onda específica, que varia entre 400 nanômetros (azul) e 700 nanômetros (vermelho). Já os insetos estão mais propensos a enxergar a luz ultravioleta entre 300 e 400 nanômetros. A armadilha luminosa Captor possui um pico de luz em 365 nanômetros que é a mais indicada para atrair o maior número de insetos. Então podemos perceber que a faixa de luz vista pelos insetos não pode ser vista pelos seres humanos. Então chegamos a primeira curiosidade: nós não temos como saber se a lâmpada da armadilha luminosa está forte o suficiente para atrair insetos, mesmo que pareça bastante brilhante para nossos olhos. Por isso, recomendamos a troca a cada 12 meses ou no máximo 24 meses para máxima eficiência. Somente um aparelho medidor de UV pode dar a resposta.

Curiosidade 2: Não se sabe ao certo o que faz a luz UV atrair tão bem os insetos, mas alguns acreditam que o inseto utiliza a luz do sol durante o dia e a luz da lua e das estrelas a noite para orientar seu voo. O fato é que grande parte dos insetos voadores são atraídos pela luz UV e usamos isso a nosso favor para nos livrarmos deles. Cada inseto possui hábitos e instintos diferentes, por isso, a mesma regra não vale para todos. Os mosquitos, por exemplo, colocam seus ovos em locais úmidos e escuros para evitar possível desidratação, por isso, evitam a luz, que representa o maior risco de morte. Assim que nascem e a noite chega, eles saem da toca atraídos pelos raios UVA. Testes demonstram que nas primeiras horas de vida, uma grande parte dos mosquitos é fortemente atraída pelas lâmpadas UV. Por isso, a armadilha captura quase todos mosquitos nesta fase jovem. O poder de atração diminui a medida que o mosquito se aproxima da fase adulta, principalmente quando o mosquito fêmea precisa botar seus ovos, sendo atraído pelo cheiro e calor, precisando de sangue (através da picada) para viabilizar a procriação. Quando as fêmeas estão prontas para botar os ovos, elas procuram lugares úmidos e escuros, onde os ovos poderão se desenvolver com mais facilidade. Por isso, na Europa, o momento ideal para usar as armadilhas é na primavera, já que o frio intenso começa a dar lugar para dias e noites mais quentes. Eliminar os insetos assim que eles nascem é a melhor estratégia para não se multiplicarem até o verão. No Brasil onde temos calor o ano inteiro, essa regra é mais difícil de ser aplicada, mas ainda assim o ideal é começar a usar antes ou logo quando o período de calor e chuva ficar mais frequente e os mosquitos começam a aparecer com mais intensidade. 

Curiosidade 3: as armadilhas de LED são menos eficientes do que as armadilhas com lâmpadas fluorescentes. O LED revolucionou o mundo em vários aspectos, mas ainda não serve de referência para captura de insetos. A Ascend Global realiza testes com várias armadilhas do mercado mundial e acompanha estudos científicos. Assim que encontrarmos uma tecnologia LED boa e barata, com certeza, iremos oferecer também. Enquanto o LED emite luz em uma única frequencia fixa, as lâmpadas fluorescentes emitem luz em várias frequencias (ou uma faixa ampla) que faz aumentar o índice de captura.

Curiosidade 4: mesmo as lâmpadas incandescentes e as fluorescentes convencionais emitem um pouco de luz UV e acabam atraindo insetos voadores também. Mas vão funcionar muito pouco se forem utilizadas em qualquer armadilha luminosa. Por isso, recomendamos comprar estas lâmpadas conosco, pois vendemos apenas as melhores marcas com melhor qualidade como a Sylvania por exemplo, testada e aprovada por décadas. Lembrando que você não consegue enxergar a diferença de uma lâmpada de baixa ou alta qualidade pois somos incapazes de enxergar a luz UV. Confiar na marca é muito importante, por isso, confie na marca Captor com lâmpadas Sylvania.

Curiosidade 5: Já notou como costuma juntar moscas batendo no vidro da janela em dias com sol? O sol emite muita luz UV. Por isso, não recomendamos posicionar nossa armadilha luminosa Captor próximo a janelas, já que a luz do Sol irá desnortear ou confundir o inseto e reduzir a captura. 

Curiosidade 6: as lâmpadas fluorescentes possuem um revestimento interno para controlar ou filtrar a emissão da luz. Outra maneira de evitar insetos é usar uma luz com frequência acima de 650 nanômetros, assim você verá a luz, mas os insetos não. Essas lâmpadas costumam ter uma cor alaranjada. Não são muito confortáveis aos nossos olhos e costumam iluminar pouco. Estas lâmpadas não são perfeitas e acabam gerando luz em outras frequências em níveis mais fracos e ainda assim acabam atraindo alguns insetos. O melhor mesmo é usar armadilha UV para reduzir a população de insetos.

Curiosidade 7: como usamos apenas as melhores lâmpadas UV do mercado, nossas lâmpadas não representam risco a sua saúde. Nossas lâmpadas atendem normas internacionais de segurança e são usadas no mundo inteiro.

Palavras chave: armadilha luminosa sucesso no Brasil e Europa, luminária mata mosca, mata mosquito, pernilongo, dengue, chupa mosca, melhor que raquete elétrica, armadilha elétrica, pega mosca, pega mosquito, papa mosca, papa mosquito, Captor, Ascend Global, Agiforte, armadilha adesiva, armadilha de choque, refil de cola, luz UV, Sylvania, restaurante, comércio, padaria, indústria, mercado, supermercado, açougue.

Como funciona a lâmpada UV nas armadilhas luminosas para insetos voadores e curiosidades-Gráfico da Lampada UV da Armadilha Captor

Gráfico da Lampada UV da Armadilha Captor

Voltar