Tecnologicamente, os italianos estão à frente no controle de pragas voadoras em estabelecimentos que lidam com alimentação e temos muito a aprender com eles. Naquele país, as armadilhas luminosas já sofreram muitas inovações, que já se tornaram comuns no dia a dia de indústrias, bares e restaurantes, mas que ainda geram polêmica aqui no Brasil.
As dúvidas são comuns e surgem do desconhecimento e é por isso que queremos, aos poucos, saná-las todas em nosso blog e redes sociais. Em primeiro lugar, nossas armadilhas CAPTOR®, possuem certificação HACCP (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle), um rígido padrão aplicado a todos os segmentos e elos da cadeia produtiva de alimentos, desde a produção primária até o consumo. Estar em conformidade com as exigências desse sistema atesta a segurança de CAPTOR®.
Nossas armadilhas, como na Itália, têm sido usadas no Brasil por inúmeros restaurantes, supermercados e resorts, dentre outros, próximo a alimentos. Queremos agora esclarecer a tecnologia que permite fazer isso com segurança. CAPTOR® funciona por sucção e sua ventoinha tem baixo giro e excelente acabamento, incapaz de despedaçar os insetos. A operação da hélice é tão gentil que é possível tocá-la sem machucar o dedo (uma proteção também para as crianças).
Uma vez “fisgado” pela sucção, o inseto é sugado para dentro de uma gaveta de grande capacidade, da qual não consegue sair e acaba morrendo. Isso é possível graças a um mecanismo abre-fecha, patenteado na Itália: quando ligada, o vento gerado abre um pequeno vão por onde entra o inseto e, quando desligada, a portinha fecha automaticamente para evitar a fuga. Após capturados pela sucção, não há como os insetos escaparem, pois o fundo da armadilha é vedado e o compartimento não possui frestas. Em outras palavras, tudo que é capturado pela sucção entra, mas nada sai.
Vale lembrarmos aqui que CAPTOR® não deve ser usada isoladamente, mas como apoio a um sistema completo de prevenção, que deve contar também com armadilhas nas paredes (não é à toa que CAPTOR® também pode ser pendurada). O motivo é claro: apenas armadilhas nas paredes não impedem que os insetos se aproximem dos alimentos. CAPTOR® sobre o buffet vem justamente de encontro a esse gap no controle de pragas.
Se restarem dúvidas, entre em contato com nosso departamento comercial. Ficaremos felizes em esclarecê-las.
Abaixo, alguns dos posts que circularam em nossas redes sociais em outubro a respeito dos diferenciais de nossas armadilhas.