Compartilhe:

O absorvente para alimentos vazou dentro da bandeja, e agora?

04/11/2019

Você recebeu uma bandeja de carne com um absorvente para alimentos dentro e por qualquer motivo ele estourou, rasgou e vazou seu recheio para fora. E se ele foi cozido junto do alimento dentro da panela?

Esta resposta refere-se ao nosso absorvente com marca Secanti. Nossa marca está em Azul Claro impressa no absorvente. Pelo que conheço dos concorrentes e artigos mundo a fora, é bem provavel que a resposta seja a mesma, mas o melhor é contatar o fabricante em questão.

Nossos absorventes são fabricados e testados em laboratórios renomados e são totalmente seguros para serem usados em contato com alimentos seguindo as normas da ANVISA, mas vale ressaltar que estes testes consideram o absorvente inteiro sem ser cozido junto do alimento. Nenhuma matéria prima do absorvente é tóxica ou alergênica. Podemos afirmar o seguinte:

1) O absorvente é composto por um filme plástico de polietileno fabricado por fornecedores que atendem diversos clientes da indústria alimentícia. Existe um risco de sufocamento caso seja ingerido inteiro como qualquer outro filme ou saco plástico. Caso tenha sido engolido, deverá ser eliminado pelas fezes.

2) Outros componentes são celulose e gel absorvente. Estes materiais não são tóxicos e não costumam trazer problema se ingeridos em pequenas quantidades, ou seja, mesmo que o absorvente vaze totalmente, ainda é pouco para causar desconforto, exceto se a pessoa for alérgica a algum destes componentes especificamente.

3) O último componente é Tecido Não Tecido, um tecido feito de polipropileno também não tóxico. Igual ao filme plástico, pode causar sufocamento mas uma vez ingerido será eliminado pelas fezes.

Resumindo, se você identificou que o absorvente estourou dentro da bandeja antes de ir para a panela, basta lavar bem o alimento (carne, frango, etc) e você poderá comer sua carne sem problema. Por favor, não jogue um filé mignon fora só por causa de um absorvente estourado. O filme plástico e não tecido serão facilmente reconhecidos e precisam ser retirados. Caso sobre um pouco de gel e celulose branca no alimento mesmo após a lavagem sem você perceber, não tem problema também.

Se o absorvente já foi pra panela junto com o alimento sem perceber e ele continua inteiro, remova o absorvente e coma o alimento normalmente. Se você notou que o absorvente derreteu ou se despedaçou, mesmo sendo atóxico, será mais seguro não comer o alimento e jogar tudo fora para evitar riscos. Não existe estudo oficial sobre comer o absorvente após cozido junto do alimento, por isso não podemos afirmar que seja 100% seguro para qualquer pessoa.

A origem de nossas matérias primas são todas de fornecedores renomados de primeira qualidade que atendem outras empresas de embalagens alimenticias no Brasil e no mundo. As matérias primas também são similares as das fraldas que ficam em contato direto com a pele sensível do bebê (se causassem alergia grave, já teria muito bebê sofrendo por aí e quando ocorre normalmente é causada pelas fezes, urina ou abafamento e não pelo material em si). Por isso, fique tranquilo com nosso absorvente, ele é seguro e nunca tivemos qualquer reclamação ou história de pessoas que passaram mal com nossos absorventes em quase 20 anos desde que fundamos a empresa. Também não tomamos conhecimento de problemas com concorrentes dentro e fora do Brasil. Mesmo assim, caso sinta qualquer desconforto ou dor após a ingestão, consulte um médico o quanto antes.

Voltar