Compartilhe:

Para que serve uma armadilha luminosa?

25/05/2023

Para que serve uma armadilha luminosa?

As armadilhas luminosas são dispositivos amplamente utilizados no controle de pragas em diversos ambientes, como residências, empresas, instituições e áreas agrícolas. Essas armadilhas são projetadas para atrair e capturar insetos voadores indesejados, como moscas e pernilongos, oferecendo uma solução eficiente e ecologicamente correta.

A seguir, confira, em detalhes, para que serve uma armadilha luminosa e como ela desempenha um papel crucial na eliminação de pragas.

 

Princípio de funcionamento das armadilhas luminosas

As armadilhas luminosas são projetadas para explorar a fototaxia positiva, ou seja, a mudança de orientação característica de insetos voadores determinada pelo estímulo da luz. Esses dispositivos geralmente utilizam lâmpadas ultravioleta ou de LED para emitir luz na faixa de comprimento de onda que atrai insetos. Ao serem atraídos pela fonte luminosa, os insetos acabam sendo capturados ou instantaneamente mortos em uma estrutura específica, seja por choque, aderência ou sucção.

 

Utilidade e benefícios das armadilhas luminosas

  • Controle eficiente de pragas: As armadilhas luminosas são altamente eficazes no controle de pragas, reduzindo sua população de forma significativa. Isso é especialmente importante em áreas onde insetos voadores são portadores de doenças, como mosquitos transmissores de malária, dengue ou zika.
  • Redução do uso de inseticidas: Ao eliminar uma grande quantidade de insetos voadores, as armadilhas luminosas podem ajudar a reduzir a dependência de inseticidas químicos. Isso proporciona uma abordagem mais sustentável e amigável ao meio ambiente para o controle de pragas.
  • Proteção da saúde humana e animal: Ao controlar a população de insetos, as armadilhas luminosas ajudam a reduzir o risco de picadas, alergias e infecções transmitidas por pragas. Isso é especialmente importante em hospitais, restaurantes, indústrias alimentícias e residências.
  • Monitoramento e identificação de pragas: Além de capturar insetos, as armadilhas luminosas também podem ser utilizadas como ferramentas de monitoramento. A análise dos insetos capturados pode fornecer informações valiosas sobre a presença e a densidade de pragas em determinada área, auxiliando no desenvolvimento de estratégias de controle mais eficientes.

 

Aplicações em diferentes ambientes

  • Ambientes residenciais: As armadilhas luminosas podem ser usadas em residências para controlar pragas como mosquitos, moscas e traças. Elas podem ser instaladas em áreas externas, como jardins, varandas e quintais, ajudando a manter esses espaços livres de insetos.
  • Ambientes comerciais e industriais: Restaurantes, hotéis, hospitais, açougues, indústrias alimentícias e outros estabelecimentos comerciais podem se beneficiar das armadilhas luminosas para garantir a segurança e o conforto de seus clientes. Esses dispositivos podem ser instalados em áreas internas e externas, afastando moscas e outros insetos indesejados.
  • Áreas agrícolas: Nas áreas agrícolas, as armadilhas luminosas são utilizadas para controlar pragas que podem prejudicar a produtividade das culturas. Essas armadilhas são especialmente úteis em estufas, que constituem áreas fechadas e exigem menor cobertura de ação, além de normalmente contarem com energia elétrica.

 

Aplicações específicas das armadilhas por sucção CAPTOR®

As armadilhas luminosas por sucção CAPTOR® foram desenvolvidas na Itália com avançada tecnologia e contam com patente e certificações italianas, como a HACCP (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle).

Sua tecnologia inovadora permite algumas aplicações que se diferenciam das armadilhas tradicionalmente comercializadas no Brasil. Confira algumas delas:

  • Uso em áreas externas e próximo a piscinas: o modelo MOONLED tem proteção IP34, que torna o dispositivo seguro contra jatos acidentais de água. Isso permite o controle de insetos voadores em espaços abertos em resorts e hotéis.
  • Uso próximo a clientes: como as armadilhas CAPTOR® são leves, compactas e fáceis de carregar, é possível posicioná-las sobre balcões e até no chão. Isso viabiliza controlar os insetos voadores que circulam embaixo de mesas em restaurantes e outras áreas de permanência e convivência. Ademais, o giro da hélice é baixo e seu acabamento é excelente, o que significa que é inofensiva ao toque dos dedos, sendo segura para crianças e animais.
  • Uso em locais plenos de partículas sólidas suspensas no ar: estabelecimentos como indústrias alimentícias, marcenarias e outros locais ricos em partículas suspensas no ar não podem contar com as tradicionais armadilhas com placa de cola, cuja eficácia é prejudicada nesses ambientes. A armadilha por sucção é eficaz também nesses casos, devendo apenas ser limpa com mais frequência. 
  • Uso próximo a alimentos: a CAPTOR® com luz UV azulada é a única que pode ser usada com segurança próximo a alimentos. Ela atrai os insetos que circulam próximo aos alimentos e os suga para dentro de uma grande gaveta, da qual não conseguem sair e acabam morrendo. Vale destacar que a hélice gira em baixa velocidade e possui bordas arredondadas, fazendo com que os insetos sejam capturados inteiros, sem despedaçá-los ou arremessá-los para fora – uma característica especialmente importante para a contagem e análise das espécies capturadas. Como o compartimento é totalmente lacrado e possui avançado dispositivo abre-feche patenteado na Itália, nada pode escapar da gaveta, ou seja, o inseto entra e não volta. Além de nada escapar à sucção, o fundo é completamente vedado – uma forma eficaz e segura de controlar as moscas em buffets como parte de uma estratégia ampla de controle de pragas.

 

Enfim, as armadilhas luminosas desempenham um papel importante no controle de pragas em diversos ambientes, proporcionando uma solução eficaz e sustentável. Ao atrair e capturar insetos voadores indesejados, esses dispositivos contribuem para a redução da população de pragas, a proteção da saúde humana e animal, além de minimizar o uso de inseticidas químicos. A aplicação das armadilhas luminosas em ambientes residenciais, comerciais e agrícolas evidencia sua versatilidade e eficiência na eliminação de pragas, tornando-os aliados valiosos no manejo integrado de pragas.

Voltar