Share:

Controle de pragas voadoras: Como escolher a armadilha luminosa

09/30/2022

Controle de pragas voadoras: Como escolher a armadilha luminosa

Quem entende de controle de pragas voadoras sabe que existem inúmeros procedimentos, especialmente os preventivos, para evitar a contaminação em indústrias alimentícias, restaurantes, supermercados e açougues, dentre outros estabelecimentos que lidam com comida. As armadilhas luminosas ocupam um lugar já consagrado na luta contra os insetos, mas existem diferentes tecnologias no mercado e é preciso saber avaliar e escolher a opção com o melhor custo-benefício. Confira algumas dicas:

Consumíveis

Verifique com que periodicidade será necessário adquirir consumíveis. Placas de cola e lâmpadas estão entre os mais comuns. Os consumíveis podem ter um considerável impacto econômico para o seu negócio, tornando desvantajosa a aquisição de armadilhas baratas, que acabam se tornando uma inesgotável fonte de custos.

Manutenção

Tempo é dinheiro e algumas armadilhas exigem muita manutenção. As que trabalham com placa de cola, por exemplo, exigem procedimentos de limpeza na hora da troca, que ocorre a cada 15 dias, aproximadamente. Isso porque a cola suja tanto a armadilha como o dedo. Em se tratando de armadilhas com recurso de choque, a grade pode ser bem difícil de limpar e, se você deixar a bola cair, o aspecto da armadilha pode se tornar bem desagradável para os clientes.

Luminosidade

Em algumas armadilhas, a lâmpada fica muito escondida (praticamente dentro de uma caixa). Isso reduz drasticamente seu poder de atração dos insetos. Prefira modelos que permitam uma boa propagação da luz.

Lâmpada antiestilhaço

A Anvisa exige que alguns estabelecimentos utilizem lâmpadas antiestilhaço para evitar a contaminação de alimentos no caso de quebra. O que acontece na prática é que muitos fabricantes acabaram criando mais um consumível para suas armadilhas: o plástico protetor da lâmpada. Esse plástico amarela com o tempo e reduz a eficácia do equipamento. Além disso, obriga o usuário a adquirir um novo e efetuar a troca a cada 10 meses. Prefira lâmpadas de qualidade, que já venham com tecnologia antiestilhaço e dispensem consumíveis.

Adequação e qualidade da lâmpada

Você sabia que os insetos estão mais propensos a enxergar a luz ultravioleta entre 300 e 400 nanômetros? Pois saiba que é justamente por isso que existem lâmpadas que são mais adequadas do que outras. Além de se atentar a esse aspecto técnico fundamental para atrair insetos, uma lâmpada de qualidade, como da marca Sylvania, tem uma durabilidade maior, o que se traduz em eficácia por mais tempo e menor periodicidade de troca.

Impacto da armadilha no ambiente

As armadilhas acabam fazendo parte da decoração, então é importante que seu design seja flexível e agradável. Atente-se para os acabamentos e opte por materiais que não descasquem ou enferrujem. Também verifique se os insetos capturados ficam à mostra, especialmente em ambientes abertos ao público. Afinal, ninguém quer fazer uma refeição olhando para moscas mortas, não é mesmo?

Por que recomendamos as armadilhas CAPTOR®?

As armadilhas CAPTOR® se diferenciam das demais por seu avançado sistema de captura de insetos voadores por sucção, sem placa de cola ou recurso de choque. São muito econômicas não apenas pela ausência de consumíveis, mas pelo baixo consumo de energia e longa durabilidade da lâmpada (UV azulada = 1 ano; LED = 3 anos). Além disso, apresentam benefícios inovadores que vão além do design, como a possibilidade de uso em ambientes externos (LED) e próximo a alimentos (UV). Tempo de manutenção também é uma variável importante nessa equação, pois nossas armadilhas capturam muito mais insetos e exigem apenas que a grande gaveta seja esvaziada sempre que estiver cheia.

Por fim, nossa recomendação é: compare os modelos disponíveis, analise preços versus benefícios oferecidos e opte pela solução mais eficaz e benéfica à sua rotina.

Abaixo, alguns dos posts que apresentaram os diferenciais das armadilhas CAPTOR® nas redes sociais em agosto.

Controle de pragas voadoras: Como escolher a armadilha luminosa-Quando o assunto é comida, os italianos são mais que exigentes e especialistas. É por isso que desenvolveram a CAPTOR®.

Quando o assunto é comida, os italianos são mais que exigentes e especialistas. É por isso que desenvolveram a CAPTOR®.

Controle de pragas voadoras: Como escolher a armadilha luminosa-Preocupar-se com a proximidade da armadilha luminosa à água é coisa do passado. Conheça CAPTOR® MOONLED, com grau de proteção IP34.

Preocupar-se com a proximidade da armadilha luminosa à água é coisa do passado. Conheça CAPTOR® MOONLED, com grau de proteção IP34.

Controle de pragas voadoras: Como escolher a armadilha luminosa-A dengue não veio para brincar e requer uma solução profissional. CAPTOR® é capaz de capturar inúmeros tipos de insetos voadores, inclusive o Aedes Aegypti.

A dengue não veio para brincar e requer uma solução profissional. CAPTOR® é capaz de capturar inúmeros tipos de insetos voadores, inclusive o Aedes Aegypti.

Controle de pragas voadoras: Como escolher a armadilha luminosa-Saia das soluções convencionais e migre para a italianinha: boa para seu bolso e sua qualidade de vida.

Saia das soluções convencionais e migre para a italianinha: boa para seu bolso e sua qualidade de vida.

Controle de pragas voadoras: Como escolher a armadilha luminosa-CAPTOR® funciona por sucção e tecnologia patenteada que não permite que os insetos capturados fiquem à mostra ou que nada escape de sua gaveta totalmente vedada.

CAPTOR® funciona por sucção e tecnologia patenteada que não permite que os insetos capturados fiquem à mostra ou que nada escape de sua gaveta totalmente vedada.

Controle de pragas voadoras: Como escolher a armadilha luminosa-Para quem deseja oferecer mais comodidade para sua equipe, eficácia no controle de pragas e proteção para clientes, há a linha de armadilhas CAPTOR®.

Para quem deseja oferecer mais comodidade para sua equipe, eficácia no controle de pragas e proteção para clientes, há a linha de armadilhas CAPTOR®.

Controle de pragas voadoras: Como escolher a armadilha luminosa-CAPTOR® trabalha por sucção. Os insetos atraídos são sugados para dentro de uma grande gaveta, onde ficam bem presos graças a um mecanismo abre-fecha, patenteado na Itália.

CAPTOR® trabalha por sucção. Os insetos atraídos são sugados para dentro de uma grande gaveta, onde ficam bem presos graças a um mecanismo abre-fecha, patenteado na Itália.

Back