Share:

O que é uma armadilha luminosa e qual sua função?

03/21/2023

O que é uma armadilha luminosa e qual sua função?

Uma armadilha luminosa é um dispositivo utilizado para capturar insetos voadores, como moscas, mosquitos, mariposas e outros. Ela emite luz UV em uma determinada faixa de comprimento de onda adequada para atrair esses insetos, que ficam presos na armadilha e acabam morrendo.

As armadilhas luminosas são utilizadas no monitoramento e controle de pragas em ambientes agrícolas ou urbanos, sejam industriais, comerciais, institucionais e residenciais, bem como para pesquisa científica em entomologia.

Essas armadilhas são uma alternativa mais segura e ecológica em comparação com os pesticidas químicos, que podem ser tóxicos não só para os insetos-alvo, mas também para outros organismos, incluindo seres humanos. 

Confira, a seguir, os principais tipos de armadilha luminosa, suas vantagens e desvantagens.

 

Armadilha luminosa com placa de cola

Uma armadilha luminosa com placa de cola é um tipo de armadilha luminosa que utiliza uma placa de cola para capturar os insetos que são atraídos pela luz emitida. Essa placa é geralmente feita de papel cartão ou plástico, revestida por uma cola adesiva.

A armadilha luminosa com placa de cola apresenta alguns pontos positivos. Primeiramente, ela é bastante segura, pois não utiliza eletricidade ou outros métodos que possam representar risco para pessoas e animais de estimação. Além disso, ela não produz ruídos ou odores desagradáveis, o que é importante em ambientes como hospitais e escolas. 

No entanto, há também desvantagens. Uma delas é que a cola pode derreter a temperaturas elevadas, o que reduz sua eficácia. Além disso, é importante trocar a placa de cola com frequência, o que pode ser um custo adicional para o usuário. A troca da placa de cola, que ocorre normalmente a cada 15 dias, é um pouco trabalhosa, pois além de a cola sujar a armadilha, ela gruda também nos dedos do usuário. Outra desvantagem é que a armadilha com placa de cola é menos eficaz em áreas com grande quantidade de insetos ou muita poeira, pois a placa pode ficar cheia e saturada rapidamente. Por fim, os modelos disponíveis no mercado normalmente têm o design em forma de caixa, limitando a propagação da luz e o poder de atração dos insetos. Além disso, seu posicionamento costuma se restringir a paredes, com pouca eficácia contra insetos que circulam próximo a alimentos e embaixo de mesas.

 

A armadilha luminosa por choque

A armadilha luminosa por choque é um tipo de armadilha luminosa que utiliza uma grade eletrificada para matar os insetos que são atraídos pela luz emitida. Essa grade é carregada com uma corrente elétrica de alta voltagem que é suficiente para matar os insetos quando eles entram em contato com a grade.

As vantagens da armadilha luminosa por choque incluem sua alta eficácia em capturar insetos e sua capacidade de lidar com grandes quantidades de insetos, sendo particularmente útil em áreas onde há um grande número de insetos, como em ambientes agrícolas. 

No entanto, a armadilha luminosa por choque apresenta várias desvantagens. A primeira é que ela pode ser perigosa para crianças, animais de estimação e outras criaturas que possam tocar na grade eletrificada. Outra desvantagem é que ela pode ser barulhenta, produzir maus odores ou acabar explodindo o inseto, espalhando pequenos pedaços e contaminando o ambiente. Por esses motivos, elas não devem ser utilizadas em hospitais, escolas e empresas de alimentação abertas ao público, como bares, restaurantes e açougues. Além disso, a limpeza da armadilha pode ser difícil, pois os insetos mortos podem ficar presos na grade eletrificada.

 

Armadilha luminosa por sucção

Uma armadilha luminosa por sucção é um tipo de armadilha que usa uma luz UV em comprimento de onda adequado para atrair insetos para dentro de uma câmara de sucção, onde são aprisionados em um recipiente. A câmara de sucção é geralmente equipada com uma ventoinha, que cria um fluxo de ar forte o suficiente para sugar os insetos para dentro da armadilha, de onde não conseguem sair e acabam morrendo desidratados.

As vantagens da armadilha luminosa por sucção são várias. Primeiramente, ela é silenciosa e não produz odores desagradáveis, o que é importante em ambientes como hospitais, escolas e empresas de alimentação, sejam fechadas, como indústrias, ou abertas ao público, como bares, restaurantes, supermercados e açougues. Além disso, essa armadilha é bastante segura, pois não utiliza produtos químicos ou eletricidade, que possam representar risco para pessoas e animais de estimação. Outra vantagem é que os insetos são sugados para dentro da armadilha e aprisionados em um recipiente sem consumíveis, como o refil de cola, o que facilita a limpeza e a manutenção, além de gerar economia.

No Brasil, existe apenas uma marca de armadilha luminosa por sucção profissional, a CAPTOR®. Nessa tecnologia, importada da Itália, a hélice é de excelente acabamento e possui baixo giro, sendo inofensiva ao toque e perfeitamente segura para crianças e animais. Possui gaveta com grande capacidade de armazenamento de insetos capturados. O modelo de LED possui grau de proteção IP34, que a torna resistente a jatos acidentais de água e segura para uso em áreas externas. O modelo pode incluir opcionalmente uma lâmpada UV antiestilhaço, totalmente revestida com uma película de silicone, permitindo que seja usada próximo a alimentos. Ambos os modelos podem ser posicionados onde houver necessidade, seja sobre superfícies, como o chão e balcões, ou pendurados na parede. Ademais, a lâmpada fica totalmente exposta – isso aumenta sua área de atuação e eficácia contra insetos que voam a diferentes alturas.

Back