Share:

Onde colocar a armadilha luminosa para insetos voadores CAPTOR®

07/10/2023

Onde colocar a armadilha luminosa para insetos voadores CAPTOR®

Apesar de comuns, os insetos voadores são pragas indesejadas em nossas casas, locais de trabalho e tantos outros ambientes. Eles podem causar desconforto, picadas e transmitir doenças, constituindo uma ameaça à saúde principalmente em estabelecimentos que lidam com alimentação. Uma forma eficaz de controlá-los é através de armadilhas luminosas, que devem ser posicionadas de forma estratégica a fim de maximizar sua eficácia no controle de pragas. Confira, a seguir, algumas recomendações quanto ao posicionamento de nossas armadilhas por sucção CAPTOR®.

 

Identifique os locais de atividade dos insetos

Antes de instalar uma armadilha luminosa, é importante identificar os locais de atividade dos insetos voadores. Essa informação ajudará a determinar onde colocar a armadilha para obter os melhores resultados.

 

Posicione a armadilha corretamente

Uma vez identificados os locais de atividade dos insetos, é hora de posicionar a armadilha luminosa. Aqui estão algumas diretrizes a serem consideradas:

  1. Altura e nível: As armadilhas luminosas devem ser posicionadas a uma altura adequada para atrair os insetos voadores. Apesar de terem diferentes hábitos de voo, a maioria dos insetos é atraída por fontes de luz a alturas entre 1,5 e 2 metros. Essa altura também evita que as armadilhas fiquem no caminho das pessoas que circulam pelo local, evitando acidentes. No entanto, ressaltamos que, como os modelos CAPTOR® são portáteis, podem ser trocados de lugar quando necessário – o melhor dos mundos é poder levar a armadilha onde pode ser verdadeiramente útil, não é mesmo? Como alguns mosquitos tendem a voar próximo ao chão, você pode posicionar a armadilha no chão, mas de modo a evitar que as pessoas tropecem nela.
  2. Distância das áreas de atividade: Coloque a armadilha a uma distância razoável das áreas onde as pessoas se movem. Se a armadilha estiver muito próxima a áreas de circulação, os insetos podem ser atraídos para mais perto das pessoas; além disso, a armadilha também pode atrair curiosos que queiram mexer nela, o que é melhor evitar, mesmo ela sendo muito segura. Uma distância de 3 a 5 metros é geralmente recomendada.
  3. Fontes de luz competidoras: Evite posicionar a armadilha luminosa perto de outras fontes de luz intensa, que podem distrair os insetos e diminuir a eficácia da armadilha. Certifique-se de que a armadilha seja a fonte de luz mais brilhante na área. A luz do sol e mesmo a da lua podem interferir na sua eficácia.
  4. Outras armadilhas no ambiente: Se você usar mais de uma armadilha no ambiente, deixe-as agir de forma complementar. A distância entre as armadilhas dependerá da quantidade de insetos no ambiente, quantidade de alimentos ou outros atrativos para moscas.
  5. Prefira cores claras: Evite colocar a armadilha em paredes com cores muito fortes, já que o reflexo da parede poderá desorientar os insetos.
  6. Proteção contra vento: Considerando que as armadilhas CAPTOR® funcionam por sucção, é recomendável afastá-las de correntes de ar, ventiladores e ar condicionado. O vento também atrapalha o voo dos insetos, que acabam se afastando das armadilhas.
  7. Superfícies: As armadilhas CAPTOR® podem ser colocadas sobre qualquer superfície plana e firme, como balcões, prateleiras e até mesmo o chão, desde que haja uma tomada segura por perto. Também podem ser penduradas na parede.
  8. Áreas externas: Cuidado para que a luz da armadilha não propague de uma área interna para uma externa, pois pode ser que atraia para dentro os insetos que estão fora do estabelecimento. O modelo MOONLED, que conta com grau de proteção IP 34, que a torna resistente a jatos acidentais de água, também pode ser utilizada em áreas externas e próximo a piscinas.
  9. Próximo a alimentos: A CAPTOR® com luz UV é a única opção do mercado que pode ser usada próximo a alimentos graças a um mecanismo abre-fecha, patenteado na Itália. Quando ligada, o vento gerado abre um pequeno vão por onde entra o inseto e, quando desligada, a portinha fecha automaticamente para evitar a fuga. Após caírem na gaveta, não há como insetos escaparem, pois o compartimento não possui frestas. Além disso, tudo que é capturado pela sucção não escapa a ela e a hélice é incapaz de despedaçar o inseto ou machucar quem encoste nela, sendo segura para crianças e pets. O uso próximo a alimentos é ideal quando o espaço já conta com armadilhas luminosas nas paredes e adota outras medidas globais de segurança.
  10. Dicas adicionais: Para resultados mais rápidos, a armadilha deve ficar ligada 24 horas por dia para capturar insetos de diferentes hábitos, noturnos e diurnos, com maior eficiência à noite. Também recomendamos deixar o equipamento sempre na velocidade máxima e trocar a lâmpada a cada 12 meses.
Back