Share:

Repelente ultrassônico ou armadilha luminosa por sucção?

10/05/2023

Repelente ultrassônico ou armadilha luminosa por sucção?

As duas tecnologias prometem controlar os insetos voadores sem a necessidade de inseticidas, sem gerar odores e sem incomodar as pessoas. A diferença entre elas? A segunda funciona! A primeira, não!

 

O repelente ultrassônico

A ideia por trás dos repelentes ultrassônicos parece ótima e sustentável: um aparelho que emite ondas sonoras capazes de afugentar insetos sem a necessidade de inseticidas, sem gerar odores ou incomodar as pessoas. Mas a ciência diz que não só isso não acontece, como pode piorar a situação.

Vários estudos demonstraram que essa tecnologia não funciona em insetos, como mosquitos, formigas e baratas. A física biomolecular Natasha Mezzacappo explica que os insetos não são repelidos pelas frequências sonoras emitidas pelos dispositivos porque eles não são sensíveis a essas frequências. Os repelentes ultrassônicos também são normalmente muito generalistas e não levam em conta a diversidade de espécies de pragas existentes.

No caso dos mosquitos, a situação é ainda pior. Pesquisas indicam que os mosquitos respondem basicamente apenas ao som das asas das fêmeas, que é um chamado ao acasalamento, sendo especialmente insensíveis ao repelente ultrassônico. Em alguns casos, esse equipamento pode até fazer com que as tentativas de picadas aumentem, como demonstrou um estudo realizado pelo pesquisador Isaías Cabrini na Unicamp.

Como se tudo isso não bastasse, suas frequências sonoras acima de 20 kHz, que estão além do alcance auditivo humano, podem incomodar e estressar animais, como cães e gatos.

 

A armadilha luminosa por sucção

Já a armadilha luminosa por sucção CAPTOR® segue o que dita a ciência e trabalha com luz UV azulada na frequência certa, com pico de luz em 365 nanômetros, para atrair os insetos voadores.

A tecnologia foi patenteada e fabricada na Itália, conforme as normas ISO9001, CE (Norma Europeia de Saúde, Segurança e Meio Ambiente), IMQ (Instituto Italiano de Qualidade) e HACCP (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle).

Ela, sim, dispensa inseticidas e consumíveis, não produz mal cheiro ou odores e não incomoda as pessoas. Uma solução silenciosa, limpa, segura e comprovadamente eficaz!

 

Fonte: UOL

Back